top of page

Como lidar com o emocional no ganho de massa muscular

Se você é uma pessoa magrinha, tem dificuldade em ganhar e manter o peso/massa muscular, lidar com o emocional na busca pelo aumento do volume corporal é um desafio, além de físico, mental.


Ganhar massa muscular é um processo difícil que ocorre 24h por dia dentro de condições favoráveis (treino-dieta-sono-hormônios), deixa o físico mais bonito, forte, disposto, e é o mais desejado pela maioria de nós. Mas como lidar com as frustrações desse processo enquanto ele acontece?


No ganho de massa muscular você deverá trabalhar a sua mente para o longo prazo e ter que passar por dores e recompensas que todo processo longo exige. Em quantos anos você conseguiu o seu diploma da graduação? Quantos meses/anos você demorou para ficar bom no que faz atualmente? Quanto tempo levou até você e seu parceiro alinharem seus objetivos de vida até ficarem em paz?


Pensando nessas dificuldades, agora pense em toda a recompensa depois de cada uma dessas fases: como foi a sensação de finalmente estar se formando? Qual é a sensação de ser reconhecidamente bom no que faz? Qual a sensação de viver um relacionamento tranquilo após inúmeras conversas e tentativas? Consegue ver que é uma construção e também manutenção?


Pois bem. A nossa mente trabalha com recompensas, só que como a nossa principal recompensa é o ganho de massa muscular e esse demora para aparecer, você conseguirá manter o equilíbrio emocional tendo em mente que se já é demorado para quem faz muito bem, imagina para quem faz parcialmente. Treinar 3x na semana, não ter uma periodização nos treinos, comer o que quer e substituir como quer os alimentos apesar de ter uma dieta flexível calculada, beber todo o final de semana e ceder a toda comida que te oferecem faz você ser este segundo caso.


Mas até ver o ganho de massa real, como não desistir?


Através de recompensas diárias, tirando da cabeça que "é só fazer por um tempo e depois acaba" (junto vai o shape também), fazendo escolhas e internalizando esse estilo de vida, trazendo leveza ao processo.

Agora, vou contar para vocês: essas recompensas diárias são uma d-e-l-í-c-i-a de receber, fazem tudo valer a pena e vão te impulsionar a fazer cada vez melhor. Uma das recompensas diárias é dizer "não" para coisas que rotineiramente você diz "sim" e que te atrapalham, como beliscadas, lanches no trabalho, etc. Faz aí, hoje mesmo, e me diz se não recompensa!


Você provavelmente precisou abdicar de muitas coisas para conquistar o que tem de mais importante na sua vida, e um corpo forte e musculoso não será diferente (se você for mulher, não, você não ficará parecendo um homem, jamais). Escolhas, galera, escolhas!


Agora falando da rotina de treinos e alimentação, que é o que pega em longo prazo, o segredo está em tornar isso realmente normal, internalizar este estilo de vida de treinos e dieta, sem ter tempo para começar e terminar, afinal, em questão de semanas após parar, seu shape já não será mais o mesmo e você terá que construir tudo novamente.

Outro ponto importante é saber qual é o seu objetivo, pois "ganhar massa muscular" é amplo. Você quer ganhar massa muscular e apenas ficar com mais volume? Isso te permite uma alimentação com mais liberdade em relação a "refeições livres", tipos de alimentos, vida social;


Você quer ganhar massa muscular e ficar mais sequinha/definida, mas seu corpo tem facilidade em acumular gordura? Então sua dieta precisará ser mais restrita em relação a tipos de alimentos, refeições livres, saídas e álcool.


Você quer ser um atleta? Aí já estamos partindo para um nível onde a disciplina e a mente devem estar em um outro patamar, pois o objetivo é diferente, mas tudo começa pela disciplina.


Por falar em disciplina, você não precisa ser um fisiculturista ou querer o shape de um, mas uma coisa é certa: o único caminho pelo qual você irá atingir um corpo com qualidade muscular é tentando chegar na disciplina de um atleta. Por que? Porque você vai errar menos, e quando sair da dieta/treino, será realmente uma exceção, não aquelas exceções que são 3x na semana, considerando todos os "extras".

Tá, e como eu tenho essas benditas recompensas diárias?

- Teha um treino passado por profissional, seja da academia, personal ou assinatura. Os treinos são pensados estrategicamente para um objetivo, e não, você não sabe fazer igual a um profissional. - Anote as cargas dos seus treinos, todos os dias, todas as semanas e execute muito bem cada repetição. Isso não significa que você tem que aumentar as cargas toda semana só para "pegar mais peso". Você vai anotar para não ficar eternamente com aquela carga e saber o quanto seu corpo tolera aumentar para seguir executando bem. - Aumente a carga quando possível - é isso que te deixará mais forte e capaz de evoluir (o restante deixo para meus colegas da educação física orientarem aqui nos comentários). Posso dizer, com certeza, que não existe recompensa mais gostosa do que estar aumentando cargas e ver a execução ficando perfeita nas semanas seguintes. - Use a minha regra do "antecipar e postergar". O que é isso: tudo que for benéfico, como treino, refeição de qualidade (ex.: seu lanche da tarde), sono, leitura, você vai fazer assim que puder no seu dia/semana. Se você pode ir hoje treinar, não falte contando que pode ir qualquer dia da semana, pois pode surgir algum compromisso, ficar doente ou cansado e você não poder ir os próximos dias. Se você adianta, vai sair ganhando.


Postergar: postergue tudo o que te atrapalha - se está com vontade de comer a sua refeição livre hoje, postergue para amanhã. Diga para si que "hoje eu aguento", coma outra coisa e em breve essa vontade passa (geralmente é causada pela fome). Faça isso todos os dias até o final de semana, ainda mais porque você não sabe se vai surgir um convite inesperado em breve.


Por último e não menos importante: se conheça, tome postura de adulto (=decisões) e não passe a mão na sua cabeça. Se você quer "X", precisará fazer o caminho "X", e não o "X", mas às vezes o "Y" e quando quer o "Z". Saber como seu corpo e sua mente funcionam é essencial para conseguir ganhar massa muscular sem o "perde-e-ganha" que tanto conhecemos.


"Quando nos conhecemos profundamente, entendemos nossas crenças limitantes e as barreiras que nos impossibilitam de atingir nossa melhor performance. Além disso, percebemos que a mente e o corpo não são separados, mas sim, diferentes expressões da vida humana. O que ocorre na mente ocorre no corpo e vice-versa. Por isso, o esporte é uma maneira bastante interessante de se trabalhar a consciência de si mesmo." - Rê Spallicci.


Ana Jaquelline Bernardo Nunes

Nutricionista, Especialista em Saúde da Criança, Mestre em Ciências Médicas e Pós-graduanda em Fisiologia do Exercício.

Bem vindo ao meu mundinho.

Comments


Fale conosco

Telefone 

(51) 99271-8127

Endereço

Rua Ramiro Barcelos, 1929

Bom Fim, Porto Alegre-RS

Siga nas redes sociais

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter

© 2023 by Heather Pearson. Proudly created with Wix.com

bottom of page